UM POUCO DA HISTÓRIA DO TABACO

O tabaco é o nome comum dado às plantas do género Nicotiana L. (Solanaceae), em particular a N. tabacum, originárias da América do Sul da qual é extraída a substância chamada nicotina. Os povos indígenas da América acreditavam que o tabaco tinha poderes medicinais e usavam-no em cerimónias. Foi trazida para a Europa pelos espanhóis, no início do século XVI. Era mascado ou, então, aspirado sob a forma de rapé (depois de secar as suas folhas). O corsário Sir Francis Drake foi o responsável pela introdução do tabaco em Inglaterra em 1585, mas o uso de cachimbo só se generalizou graças a outro navegador, Sir Walter Raleigh. Um diplomata francês, de nome Jean Nicot (de onde deriva o nome da nicotina) aspirava-o moído rapé e percebeu que aliviava as suas enxaquecas. Desta forma, enviou uma certa quantidade para que a então rainha da França, Catarina de Médicis, experimentasse no combate à suas enxaquecas. Com o sucesso deste "tratamento", o uso do rapé começou a popularizar-se.
Com o passar do tempo, o hábito de fumar tabaco propagou-se, no século XVII, já era um vício generalizado em toda Europa, alcançando também a África e Ásia.
O tabaco perde, contudo, a sua auréola de "remédio para todos os males" restringindo o seu uso à população da classe baixa. Mas aos poucos vai ganhando o gosto da nobreza e da burguesia e, por fim, no início do século XVIII, é um dos maiores valores de comércio internacional.
O cachimbo no século XVII, o rapé e o hábito de mascar no século XVIII, assim como o charuto no século XIX, foram formas muito comuns do uso do tabaco nas respectivas épocas.
Apesar de existirem vozes de oposição ao uso do tabaco, este sofreu uma expansão constante e crescente. Somente na década de 60, com a revelação dos cientistas de que o cigarro provoca cancro no pulmão e outros males, é que se deu início a uma campanha contra o seu uso.
Certos grupos tomam esta campanha como uma verdadeira "cruzada".

1 comentário:

  1. pimples are really annoying, you can kill them using benzoyl peroxide but it will also make your skin red.

    cheap clomid

    ResponderEliminar