ÁLCOOL E TABACO NA ESCOLA PRECUPAM PAIS

Álcool e tabaco na escola preocupam pais
por RITA CARVALHO

Incidente na Secundária de Rio Maior, onde foram servidas bebidas alcoólicas, é pontual, acredita Confap. Mas adultos devem saber dar exemplo.
A Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap) lamentou ontem o episódio ocorrido na Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira, em Rio Maior, onde foram servidas bebidas alcoólicas numa festa de fim de ano. Albino Almeida, presidente da Confap, acredita tratar-se de um caso pontual, mas exige mais responsabilidade a pais e docentes.
Para além do álcool, acrescenta Albino Almeida, os pais estão também preocupados com o tabaco, pois a proibição de fumar dentro dos recintos escolares, que deriva da nova lei, leva muitos alunos, e até professores, a virem para fora da escola nos intervalos.
O incidente na Secundária de Rio Maior aconteceu na noite de sábado. Segundo divulgou ontem o jornal Correio da Manhã, na festa de final de ano do 11º 12º anos foram servidas cervejas e sangria, e terá havido mesmo até alunos embriagados. A organização da festa cabia à Associação de Estudantes, mas a indicação dada pelo Conselho Executivo da escola foi, segundo o jornal, para que o álcool fosse servido só a alunos maiores ou encarregados de educação.
José Albino, presidente do Conselho Executivo, disse que esta autorização para o álcool foi pontual. Mas mesmo assim, Albino Almeida, relembra que em nenhuma festa com menores haver venda de álcool. "Acho lamentável. E se havia pais, ainda mais grave. Mesmo em convívios, há regras educativas que devem ser mantidas. E os adultos devem dar o exemplo", afirmou ao DN, acrescentando não conhecer outros casos como este. "Pelas palavras somos todos óptimos educadores, pelo exemplo é que às vezes deixamos muito a desejar", acrescentou, referindo-se à atitude dos adultos. Para a Confap, devem ser apuradas responsabilidades neste episódio. "E tiradas ilações para o futuro", acrescenta.

Sem comentários:

Enviar um comentário