DICAS PARA DEIXAR DE FUMAR

Deixar de fumar é das maiores provações que pode ter de passar na sua vida. É difícil, mas com força de vontade é possível

1 - Assuma o compromisso de deixar de fumar.
Diga em voz alta que vai deixar de fumar e partilhe com familiares e amigos a sua decisão. Agora que já está decidido, nada de voltar atrás. Isso só o faria sentir-se pior: mais frustrado e desmotivado.

2 - Estabeleça um plano para sair bem sucedido neste seu novo compromisso.
Escreva numa folha o que vai fazer quando surgir o impulso para fumar (actividades que goste) e coloque-a num sítio bem visível (em casa ou no trabalho). Esteja completamente preparado! O impulso vai voltar, cabe a si geri-lo e ter força para o parar a tempo. Lembre-se que basta um cigarro para poder deitar tudo a perder!

3 - Saiba por que pretende deixar de fumar.
Quais as suas motivações? Está afazê-lo pelos seus filhos? Pela sua saúde? Para poupar dinheiro? Escreva uma lista com os motivos que o levam a querer deixar de fumar e lembre-se deles quando surgir o impulso. Depois, faça o caminho contrário ao que o seu corpo pede. Fuja a sete pés dos cigarros.

4 - Faça uma auto-análise.
Perceba se é mais fácil para si deixar de fumar de repente ou se é preferível ir reduzindo o número de cigarros que fuma por dia. Cada pessoa funciona de maneira diferente. O que é mais eficaz para um, não quer dizer que seja para o outro.

5 - Marque uma data.
Marque no calendário o dia em que vai deixar de fumar. Nesse dia ponha todos os cigarros no lixo. É importante não ter nenhuma tentação perto de si. Por uns tempos, fique longe das pessoas que fumam ou de locais de fumo.

6 - Evite enganar-se a si próprio.
Pense para si próprio, desde o início, que não vai voltar a fumar, nem uma única passa. Basta uma para dar uma segunda e por aí adiante. Quando for a ver, já fumou o cigarro inteiro. Não é isso que quer, pois não? Então, não se iluda. Uma simples passa pode provocar uma recaída!

7 - Atrase o desejo de fumar.
Distrai-se. Não ceda! Espere e faça alguma coisa que lhe dê prazer. Telefone a um amigo ou alguém que o apoia na sua decisão ou inspire e expire 5 vezes. Pense noutras coisas, faça tudo para tirar o pensamento dos cigarros. Só assim, consegue fugir da tentação.

8 - Mude as suas estratégias para lidar com o stresse.
O cigarro é conhecido por ser um dos maiores aliviadores de stresse. Não se apoie neste estado para se desculpar de uma possível recaída. Se estiver ansioso, triste ou irritado em vez de acender um cigarro vá apanhar ar fresco, fazer desporto, ouvir musica ou tomar um banho quente.

9 - Prefere pastilhas elásticas ou rebuçados?
Opte por uma destas guloseimas para livrar-se do mal. Estas ajudam a que não tenha tanta vontade de fumar. Mas também não exagere. Açúcar a mais não é conveniente. Já agora, mantenha as mãos ocupadas com uma caneta ou uma bola anti-stresse.

10 - Evite lugares onde fumar é quase obrigatório.
Em especial ao início de tentar deixar de fumar, evite bares e discotecas. As bebidas alcoólicas e o café também são de evitar porque estas puxam ao cigarro. Cuidado!

11 - Seja optimista.
A 1ª semana sem fumar de facto pode ser difícil mas em compensação a 2ª será mais fácil. O impulso para fumar será cada vez menos frequente e menos forte mas, quando surgir ou se surgir, lembre-se das suas motivações e principalmente de tudo aquilo que já conseguiu conquistar.

12 - Teve uma recaída?
Calma, nem tudo está perdido. Não significa que não é capaz ou que não consegue ser bem sucedido. Identifique os seus erros, quais os maiores obstáculos e como pode ultrapassa-los na próxima tentativa, mas não espere muito tempo para voltar a tentar. Estabeleça um novo compromisso e metas a atingir.

Sem comentários:

Enviar um comentário