UM POUCO DA HISTÓRIA DO TABACO

O tabaco é o nome comum dado às plantas do género Nicotiana L. (Solanaceae), em particular a N. tabacum, originárias da América do Sul da qual é extraída a substância chamada nicotina. Os povos indígenas da América acreditavam que o tabaco tinha poderes medicinais e usavam-no em cerimónias. Foi trazida para a Europa pelos espanhóis, no início do século XVI. Era mascado ou, então, aspirado sob a forma de rapé (depois de secar as suas folhas). O corsário Sir Francis Drake foi o responsável pela introdução do tabaco em Inglaterra em 1585, mas o uso de cachimbo só se generalizou graças a outro navegador, Sir Walter Raleigh. Um diplomata francês, de nome Jean Nicot (de onde deriva o nome da nicotina) aspirava-o moído rapé e percebeu que aliviava as suas enxaquecas. Desta forma, enviou uma certa quantidade para que a então rainha da França, Catarina de Médicis, experimentasse no combate à suas enxaquecas. Com o sucesso deste "tratamento", o uso do rapé começou a popularizar-se.
Com o passar do tempo, o hábito de fumar tabaco propagou-se, no século XVII, já era um vício generalizado em toda Europa, alcançando também a África e Ásia.
O tabaco perde, contudo, a sua auréola de "remédio para todos os males" restringindo o seu uso à população da classe baixa. Mas aos poucos vai ganhando o gosto da nobreza e da burguesia e, por fim, no início do século XVIII, é um dos maiores valores de comércio internacional.
O cachimbo no século XVII, o rapé e o hábito de mascar no século XVIII, assim como o charuto no século XIX, foram formas muito comuns do uso do tabaco nas respectivas épocas.
Apesar de existirem vozes de oposição ao uso do tabaco, este sofreu uma expansão constante e crescente. Somente na década de 60, com a revelação dos cientistas de que o cigarro provoca cancro no pulmão e outros males, é que se deu início a uma campanha contra o seu uso.
Certos grupos tomam esta campanha como uma verdadeira "cruzada".

2 comentários:

  1. found your site on del.icio.us today and really liked it.. i bookmarked it and will be back to check it out some more later

    aromatherapy world

    ResponderEliminar
  2. pimples are really annoying, you can kill them using benzoyl peroxide but it will also make your skin red.

    cheap clomid

    ResponderEliminar