3ª SESSÃO: DEIXAR DE FUMAR

HOJE:
Como já percebeu, a alimentação é um factor importante na conquista da sua vitória sobre o fumo. Por isso, continue a evitar ao máximo alimentos condimentados, fritos e bebidas estimulantes.Dê preferência a tudo o que é natural.
SIGA ESTAS DICAS:
1- Estômago muito cheio de comida enfraquece a sua força de vontade. Quantidade nem sempre é sinónimo de qualidade.
2- O jantar deve ser a refeição mais leve do dia. Coma frutas, torradas, sopas leves e iogurte.
3- Não fique perto de quem fuma, evite assistir programas de TV que sugiram fumar e procure fazer alguma actividade manual que lhe distraia a mente e as mãos.
4- Se houver algum resto de cigarro ou algo que o lembre (cinzeiros, maços já iniciados, cachimbos), lance fora, destrua e sinta prazer em fazer isso! Pessoalmente, sempre que encontro um cigarro caído no chão esmago-o com o sapato.
5- Dê uma volta ao ar livre, respire fundo, tome um banho relaxante, friccione o corpo com uma toalha e vá cedo para cama. O sono vai ser muito melhor
Hoje pode ser um dia crítico. Exerça a sua força de vontade, a VITÓRIA está muito próxima !
PENSAMENTOS DO DIA:
1- Deus perdoa todo o pecado. A natureza porém, não perdoa nenhuma transgressão às suas leis imutáveis.
2- As propagandas de cigarros nunca mostraram um fumador com cancro, mas que há, há!
Não esqueça: hoje está em jogo a sua saúde, a sua família, o seu futuro e a sua honra. O cigarro pode destruir todos os seus planos. Acabe com ele antes.
PELA MANHÃ:
Acorde meia hora mais cedo. Faça 15 minutos de exercício. Tome um banho quente e depois um chuveiro de água fria e finalmente faça uma boa fricção pelo corpo com a toalha.
JEJUM:
A melhor maneira de limpar o organismo é fazer de vez em quando um jejum.Caso trabalhe em algo que exija muita energia, em vez de não comer o dia todo, corte o almoço e beba muita água.O organismo desintoxicado, tende a ser mais resistente a um tóxico como o cigarro.
IMPORTANTE:
Hoje pode ser o seu dia mais crítico e você pode sentir o seu organismo a "pedir" cigarro.Não se irrite. Evite atropelos. Fuja do café, do cigarro e mantenha-se firme ante a mais séria crise.Passando estes momentos, vem uma sensação de alívio e de vitória. Vá em frente.

AQUI HÁ DRAGÕES. Os portugueses são famosos como navegadores, descobriram mares nunca antes navegados - Camões - mas apanharam grandes sustos. Eles viam nas tempestades "gigantes adamastores", "dragões" e outras coisas mais...não há dúvida naquele tempo o mar estava pejado de enigmas. O nosso cérebro é como esses mares, por mais navegadores que tentem nele navegar, continuam a encontrar enigmas, é algo muito complexo. O que proponho é que use a força desse "mar" para combater os "gigantes" que são os produtos químicos que estão em cada cigarro e são milhares. Todos eles altamente perigosos e que se os não vencer eles vencerão a sua saúde. Use o poder que Deus colocou na mente para decidir abandonar o tabaco.


Cérebro com 1,5Kg de células mas com a capacidade de transmitir 100.000 mensagens por minuto. Combustível consumido: 50 mililitros de Oxigénio + 8 centigramas de Glicose.

1. Influência do Corpo Sobre o Espírito. É habital dizer que o espírito comanda o corpo, em princípio isto é verdade. mas nem sempre, o apetite tenta dominar o espírito mais forte. Não se deixe levar pelo "perdoa-se o mal que faz pelo bem que sabe". Controle o seu apetite, controle os desejos, não se deixe dominar. Como sabe, podemos ser dominados por dois poderes; o poder da razão e o poder emocional. A razão deve dominar, mas você deve perceber uma coisa. Qual a razão que deve dominar, a que vê as coisas de dentro para fora, ou a que vê de fora para dentro? Não vou responder. Você deve responder. Em todo o caso dir-lhe-ei, a razão é o cavaleiro, a emoção é o cavalo. Se a sua razão não controla o cavalo o cavalo toma o freio nos dentes e não há outra coisa a fazer a não ser ir de rastos. É isso que você quer? Quer ser dominado por um cigarro, quantos centimetros tem um cigarro? Francamente! Grandes refeições com sensação de sonolência. Não coma em excesso neste perído (5 dias), tente sair da mesa com vontade de comer mais. Coma alface, muita alface. Evite as bebidas alcoólicas. Eu diria não lhe toque. Noites mal dormidas ou insuficientemente dormidas. Procure dormir o máximo neste período.
O Excesso de trabalho. Tente aliviar a carga de trabalho, isto significa, evitar stress, o stress pode num acto de desespero a pegar num cigarro e está tudo estragado. Tem direito a ter um período de calma, ocupe-se, não em demasia.
O álcool. Dois são os companheiros do álcool; o café e o tabaco. Creio que entendeu o que estou a dizer, se você bebe, fuma, se toma um café a seguir toma um cigarro. Este círculo tem que ser partido, desfeito e isto só se consegue com o poder da vontade. A sua vontade! O álcool tem outro inconveniente, retire lucidez à mente, o que naturalmente, não convém. Tem de estar em plena lucidez para decidir. Decidi deixar de fumar.
O café. Aqui está o tal companheiro. Este é mais difícil de evitar que o álcool, em todo o caso para muita gente. Amigo/a reúna o exército dos seus neurónios e lute contra a cafeína que é prima da nicotina. 2. Que Fazer Quando a Tentação se Torna Irresistível?


TRUQUES JÁ ENSINADOS:

a) Repetir “DECIDI DEIXAR DE FUMAR” Quando você toma uma decisão, o que acontece? É uma pessoa que mantém as decisões ou é daquelas pessoas que não assume? Se quer vencer os componentes do tabaco, nicotinas e alcatrões que estão alojados nas suas vias respiratórias, deve usar da decisão de não repor estes elementos quimicos no seu organismos. A Dona Nicotina, é terrivel e gosta de vencer. Se você é uma pessoa com pouca determinação, não irá longe nesta luta. Bom, nesse aspecto não posso ajudar. Vou no entanto dar-lhe algumas ferramentas para vecer - armas - use-as bem:b) Respirar profundamente. Quando vier a vontade de fumar, não ceda. Estamos no 3º dia, este é o dia mais importante nesta guerra, se vencer esta batalha, tem fortes possibilidades de vencer a guerra e nunca mais voltar a fumar. Aspire lentamente pelo nariz, encha bem os pulmões, quero dizer, não o peito, mas dilate a barriga ao máximo até não poder mais, está cheio como um balão, cheio de oxigénio, aguente um pouco. Agora, comece a deixar sair o oxigénio/anidrido carbónico lentamente pela boca, regule a saída. Repita de 7 a 10 vezes. O seu organismo necessita de oxigénio. Vou dar-lhe um conselho: ao deixar sair o ar dobre-se o máximo que puder por forma a expulsar resíduos que se alojaram no pulmões - os radicais - faça isto algumas vezes e verá como a cabeça fica mais leve e eventualmente a dôr desaparece. Uma coisa lhe posso dizer: você está no bom caminho, chegou até aqui, devo dar-lhe os parabéns. Pratique estas coisas durante o dia. c) Recorrer ao companheiro. Uma das ajudas muito preciosas é ter alguém que decida deixar de fumar na mesma ocasião e acordarem um plano: Quando um estiver tentado a fumar telefonar para o outro e falar da enorme vontade que tem de fumar, o outro companheiro anima a não ceder à nicotina, a nicotina não pode ter assim tanto poder que vence a vontade. A vontade é o leme da vida. A nicotina é um iceberg, obstaculiza, mas não pára o navio, é um desabio, os desafios em vez de fazerem parar o navio leva o timoneiro a pensar e a estruturar-se para ultrapassar o obstáculo. Os desafio tornam-nos mais fortes.

PROPOSTAS PARA HOJE: a) Sistema do Relógio (1, 2, 3 minutos). Este sistema deve ser usado em último recurso. É muito simples, mas muito eficaz. Consiste no pico da vontade de fumar, dizer: "sou capaz de estar 1 minuto sem fumar", depois deste minuto passar a vontade diminuiu. Volta, e reafirma-se a decisão de: "sou capaz de enfrentar este impulso 2 minutos", e assim por diante, de facto, aos 3 minutos a pessoa já pensa noutra coisa.

b) Sistema do Elástico. Este sistema, só deve ser usado no caso de não ter conseguido vencer a vontade usando o método anterior, nunca aplique este, sem antes ter usado com toda a sua vontade o anterior. Então é asssim, enfie no pulso, coloque à volta do pulso um elástico. Aí está a arma para vencer esta batalha. Não deve fazer isto a brincar, nem tão pouco como desafio, a sua mente regista o impulso que lhe é enviado, se lhe envia um impulso a necessitar de ajuda, ela vai ajudar. Voltemos ao elástico, a vontade é forte, irresistível. Pegue com a ponta dos dedos da outra mão e estique o elástico, estique ao máximo, agora largue. Provoca uma dor na parte interna do pulso e a vontade de fumar desapareceu.
c) Possibilidade, para os crentes, de se socorrerem do poder de Deus. Se é uma pessoa crente, não exite em pedir a Deus força para vencer, todos os crentes sabem que há poder, poder que entra na mente e faz que montanhas se movam de um lado para o outro. Ou seja que o desejo de fumar se esfume. Deus está consgio e vai ajudar, este ainda é o melhor método...foi o meu.

1 comentário:

  1. estou a 8 meses sem fumar fumei muitos anos não vou falar quantos, parei sem medicamentos e sem ajuda a determinação é fundamental. pesquisando sobre o assunto encontrei este blog aqui, até porque falar sobre tabaco, ver fumantes ou sentir cheiro não me afetam e não proporcionam vontade de fumar parei por convicção e tenho mantido até o momento mas posso dizer qua ainda não venci a guerra mas estou na luta e com vantagens, para mim foi o primeiro passo querer para, parar, persistir, não recair, continuar. não uso bengalas, utilizo vontade mas confeço é dificil demais mas vale a pena, não desista você pode vencer, ajude-se a sí mesmo.
    Obrigado a todos que ajudam aos fumantes a parar de uma forma ou de outra.

    para não engordar basta não substituir o cigarro por alimento.

    ResponderEliminar